14 de Agosto de 2011

Como promover a bicicleta

Acções que podem ser desenvolvidas por uma empresa/instituição para a melhoria das condições de ciclabilidade dos seus funcionários, utentes, clientes e visitantes

 

    • Criação de zonas de parqueamento seguro de bicicletas, com múltiplos pontos de ancoragem garantindo um lugar de parqueamento por cada 6 a 10 pessoas que utilizem, nas horas de pico, o espaço da empresa/instituição (entre funcionários, utentes, clientes e visitantes).
    • Indicação no site, documentação e mapas de localização da empresa/instituição de que existe local específico para parqueamento seguro de bicicletas e onde é que este se encontra, pelo menos com o mesmo destaque que se dá às indicações do estacionamento automóvel.
    • Instalação de duches que permitam aos utilizadores da bicicleta tomar banho num dia em que se faça uma utilização mais intensiva da bicicleta ou em que se esteve mais exposto ao calor.
    • Instalação de cacifos que permitam aos utilizadores de bicicleta guardar acessórios, como capacetes, ferramentas, impermeáveis, mochilas, etc.
    • Aquisição de uma caixa de ferramentas ou criação de uma pequena ciclo-oficina que permita fazer alguma manutenção ou resolver pequenos avarias.
    • Disponibilização de bombas de ar ou instalação de pequenos equipamentos para enchimento de pneus.
    • Aquisição de bicicletas para utilização pelos funcionários/utentesda empresa/instituição (Bicicleta da Empresa), seja nos percursos quotidianos casa-trabalho/escola, seja nas deslocações curtas inerentes às funções da empresa/instituição, como reuniões ou trabalhos fora do edifício.
    • Oferta de bicicletas ou acessórios aos funcionários, nos aniversários, no natal, como prémio de produtividade ou como alternativa à oferta de lugar de estacionamento automóvel.
    • Informação para funcionários, utentes, clientes e visitantes sobre as vantagens e desvantagens da utilização da bicicleta, as condições que a empresa/instituição oferece para uma melhor ciclabilidade, planeamento de percursos casa-trabalho/escola (percursos mais seguros e menos declivosos, intermodalidade com os transportes públicos, etc), a segurança rodoviária de um utilizador de bicicleta, eventos e acções relacionadas com a bicicleta (organizados ou não pela empresa/instituição), etc.
    • Acções de formação: aprender a andar de bicicleta; circular em segurança no meio do tráfego; mecânica da bicicleta; manutenção epequenas reparações; vantagens e desvantagens da utilização da bicicleta, etc.
    • Passeios de bicicleta, ciclo-picnics, competições e outras acções de sociabilização e team-building entre funcionários e/ou com clientes.
    • Criação do clube de utilizadores de bicicleta com vantagens para os seus sócios.
    • Criação do Dia Anual da Bicicleta, com incentivos para quem experimentar vir de bicicleta nesse dia, como a oferta de pequeno-almoço e/ou pequenos acessórios de bicicleta.
    • Realização de eventos e acções integradas na Semana Europeia da Mobilidade.

Selo de boas vindas a utilizadores de bicicleta em loja de Buffalo, EUA

Colocação de selo de boas vindas a utilizadores de bicicleta numa loja de Buffalo, nos EUA


Selo de sustentabilidade é percebido como prestigiante em Hotel em Bona, Alemanha

Selo de promoção da sustentabilidade é percebido como prestigiante por Hotel em Bona, Alemanha