14 de Agosto de 2011

Candidaturas

Quem se pode candidatar?
Qualquer empresa ou instituição independentemente da sua dimensão, pode candidatar-se ao Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas”.

Como me posso candidatar?
A MUBi estabelece, em cada ano, os critérios de avaliação e estabelece requisitos mínimos para a atribuição do selo. As candidaturas serão avaliadas pela comissão de avaliação do Selo. Se pretende apresentar uma candidatura bastará contactar-nos e enviaremos o formulário de candidatura e informação necessária

Quanto custa?
A candidatura não tem quaisquer custos.

Como sou reconhecido?
As empresas ou instituições com avaliação positiva receberão:

  • um diploma em formato digital que comprova que a empresa ou instituição é “Amiga da Bicicleta”;
  • a imagem do selo em suporte digital, para exposição nas instalações da empresa/instituição e inclusão em documentos;
  • uma declaração de autorização de utilização da imagem do selo.

Quais são os requisitos?

  • [Obrigatório] Criação de zonas de parqueamento seguro de bicicletas com número de lugares de parqueamento adequados à procura (entre funcionários, utentes, clientes e visitantes) nas horas de pico. O número adequado será avaliado em conjunto com a comissão do Selo(1);
  • [Obrigatório] Indicação no site, documentação e mapas de localização da empresa/instituição de que existe local específico para parqueamento seguro de bicicletas e onde é que este se encontra;
  • [Recomendável] Disponibilização de um kit de mecânica simples (2) e uma bomba de ar;

Quem faz a avaliação?
A comissão de avaliação é formada por associados da MUBi nomeados para o efeito e/ou por representantes de outras entidades que a MUBi e os restantes parceiros do projecto considerem pertinente convidar.

A avaliação assenta em critérios objectivos. A avaliação do cumprimento dos requisitos mínimos por parte da entidade que se candidata tem por base os dados fornecidos pela própria através do Formulário de Candidatura.

A Comissão de avaliação poderá ter necessidade de solicitar dados adicionais à empresa ou instituição candidata. A informação fornecida será verificada localmente, sempre que possível.

O Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas” tem a validade anual e apenas pode ser atribuído às empresas e instituições que cumpram os requisitos para a sua atribuição nesse ano.

Os requisitos de atribuição do selo serão revistos todos os anos pela MUBi e pelos parceiros locais do projecto.

E se não cumprir os requisitos, vocês ajudam-nos?
Sim, se não tiver os requisitos necessários para a obtenção do selo pode contactar-nos para, através das nossas parcerias, o ajudarmos a criar as condições necessárias para se tornar numa empresa/instituição amiga das bicicletas.

Ok, estamos prontos, onde nos candidatamos?
Boas notícias! Comecem por comunicar a vossa intenção de candidatarem-se ao Selo MUBi e nós enviaremos de volta toda a informação necessária e o formulário de candidatura. Façam-no aqui.

 


Notas:
(1) A criação de condições de parqueamento seguro de bicicletas é a contribuição mais simples, efectiva e necessária que as entidades a quem o selo se destina podem dar à causa das bicicletas. Entende-se por condições de parqueamento seguro aquelas que acautelem que um funcionário, utente, cliente ou visitante possa deixar a sua bicicleta com risco mínimo de esta ser roubada ou danificada.

(2) O kit de mecânica simples deverá ter material para remendar um pneu, embalagem de óleo e um jogo de chaves allen. (Em qualquer loja de bicicletas poderá encontrar este material)

Outras notas:
Uma empresa ou instituição Amiga da Bicicleta deverá ter condições para acomodar bicicletas nas suas instalações, em áreas onde o risco de furto seja bastante reduzido e preferencialmente em zonas abrigadas das intempéries.

Um local e/ou equipamento para parqueamento de bicicletas pode ser partilhado por várias empresas, o que garantirá a atribuição do selo a todas elas desde que se garanta que o número de lugares disponível supera a procura estimada.

Caso uma empresa ou instituição não disponha nas suas instalações de espaço para tal, a MUBi disponibiliza-se a estudar com os seus parceiros locais (em Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a EMEL) a possibilidade de atribuição de uma licença de utilização de espaço na via pública para que a empresa ou a instituição possam instalar um equipamento privado destinado ao parqueamento de bicicletas.

Em situações particulares, a comissão de avaliação reserva-se o direito de atribuir o Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas” a empresas e instituições que, não podendo justificadamente dispor de áreas para parqueamento seguro de bicicletas, provem ter realizado esforços significativos para a melhoria das condições de ciclabilidade dos seus funcionários, utentes, cliente e visitantes.

Apesar de a MUBi estabelecer apenas três requisitos para a atribuição do Selo, desafia-se as empresas e instituições a desenvolverem outras acções para além destas.
Para conhecer outros exemplos de medidas simples mas eficazes de melhoria das condições de ciclabilidade urbana, clique aqui.